terça-feira, 28 de abril de 2009

Curso de Defesa Pessoal


28/04/2009 12h30
Aula Magna do Mestre Tanaka forma agentes do Novo Degase
Por Ascom do Novo Degase
O Novo Degase, através da Escola de Gestão Paulo Freire, forma nesta terça-feira (28/4), com aula magna do Mestre Yasutaka Tanaka, um dos introdutores do caratê no Brasil, sua primeira turma de agentes no curso de defesa pessoal. O curso é uma parceria com a Federação do Estado do Rio de Janeiro de Karate-Do Tradicional (Ferjkt).
O evento acontece às 18 horas nos jardins do Centro de Capacitação Profissional (Cecap), no complexo socioeducativo da Ilha do Governador. Os 50 agentes que concluíram o primeiro módulo do curso receberão certificados, além da graduação acrescida com tarjas nas faixas dos quimonos.
O diretor geral do Novo Degase, Eduardo Gameleiro fará abertura do evento, no qual é esperada a presença de autoridades, como o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, e os professores Paulo Góes, Flávio Costa, Eduardo Santos e Ugo Arrigoni, todos da Federação de Karate-Do Tradicional.
Segundo Eduardo Santos, o objetivo é mostrar o trabalho desenvolvido pela federação no curso de capacitação em defesa pessoal. É nossa intenção também, diz, exibir os princípios filosóficos desta arte oriental, com união da técnica proposta, que é de específico conhecimento em Karate Jutsu.
A aula magna do mestre Tanaka será precedida de apresentação de Tambores Japoneses, e terá ainda uma apresentação de Tai Chi Chuan, para demonstrar a leveza do esporte, seguido de uma apresentação de katá (conjunto de técnicas de defesa e ataque) que será puxada pelo mestre Tanaka com os instrutores faixas-pretas da federação. Haverá ainda outra apresentação com crianças e, em sequência, entram as três turmas de agentes. O instrutor Vinício Anthony encerra a série de demonstrações.

http://www.governo.rj.gov.br/noticias.asp?N=51322









Sou um agente com mais de dez anos de serviço no Degase e geralmente tenho uma visão crítica e negativa do que acontece em nosso Departamento mas quando tenho que elogiar as atitudes positivas não me faço de rogado..

Há seis meses participo do curso de defesa pessoal do Degase, fruto de uma parceria bem sucedida entre o Degase e a Ferjkt - Federação do Estado do Rio de Janeiro de Karatê-Do Tradicional, e hoje, em solenidade, na Escola Sócioeducativa, onde estiveram presentes a Direção Geral do Departamento, integrantes da Ferjkt, alunos do citado curso entre outros, pude chegar a conclusão que existem ações concretas para se melhorar o bem estar e a questão da segurança entre os servidores.

O curso é ministrado pelo pelos Professor Vinicio Antony (14 vezes Campeão Brasileiro, 4 vezes campeão mundial de karatê, entre outros títulos) e auxiliado pelo Professor Valério, sob a coordenação dos Mestres Eduardo e Ugo Arrigoni.

O aprimoramento da disciplina, o entrosamento e companherismo entre os alunos e professores, a motivação e a vontade de progredir e aprender são um dos muitos benefícios que o curso pode promover.
Agradeço aos professores Vinicio Antony e Valério pela paciência e a extrema qualidade e didática com que conseguiram passar as técnicas de defesa pessoal aos alunos, ao longo de seis meses do Módulo inicial..

O curso prosseguirá até o final do ano, perfazendo a duração de um ano.

Existem três turmas em andamento e uma quarta turma está se iniciando neste mês..

A idéia é tornar o curso obrigatório para todos os agentes (com duração de quatro meses).

Também há de se agradecer o empenho do Sr. Diretor Geral, Eduardo Gameleiro, por ter aceitado o desafio de implantar este curso que é pioneiro no Sistema Sócioeducativo no Brasil.

Aqui no Blog Degase não existe espaço só para criticas, os elogios também são publicados.

Oss.

Para quem quiser se aprofundar no assunto:


Página do Sensei Vinicio Antony: http://blog.vinicioantony.com/

Página da Ferjkt: http://www.ferjkt.com.br/



Um comentário:

  1. oi,bom dia.Eu nâo faz parte da equipe do degase mais gostaria de faz parte.Mais gostaria de fazer o curso, eu trabalho uma escola sec. de est. de edu. do r.j. como inspetor de aluno.

    ResponderExcluir